ÁREAS DE ATUAÇÃO

ESPECIALIDADE ESTÉTICA

Estética é a área da odontologia que atua na parte de harmonização do sorriso e reabilitação oral entre outros procedimentos.  Dentro dessa especialidade, encontramos procedimentos como clareamentos dos dentes uso de resinas diretas, facetas, restaurações estéticas, lentes de contato e etc. O principal foco é a estética facial,  ainda que um procedimento de  restauração dentária também seja uma medida importante para a saúde bucal do  indivíduo, já que a permanência de focos de cáries podem causar problemas a vários níveis da saúde geral.

IMPLANTODONTIA

O implante dentário é uma estrutura feita de titânio (como uma raiz do dente) que é posicionada cirurgicamente no osso da maxila ou da mandíbula abaixo da margem gengival. Um implante não se solta como uma dentadura. São fixos no maxilar a partir de uma cirurgia. Após a fase cirúrgica é feita a coroa de cerâmica em cima do pino instalado. Se você estiver considerando implantes, deve ter gengivas saudáveis e os ossos adequados para sustentá-lo. Se o seu osso for muito fino ou não for suficiente e inadequado para suportar um implante podemos realizar um enxerto ósseo. Ou, se não houver altura óssea suficiente na mandíbula superior ou se os seios estiverem muito próximos da mandíbula, você pode solicitar um levantamento de seios. Para que os implantes tenham uma maior longevidade são muito importantes os cuidados com a saúde bucal. Na Future Teeth trabalhamos com todos esses tratamentos.

ODONTOPEDIATRIA

A Odontopediatria tem como função principal acompanhar a criança desde os primeiros anos de vida até a fase da puberdade. O(a) dentista não só realiza os tratamentos clínicos que uma criança pode apresentar (como: tratamento de cáries, limpeza, tratamento de canal, extrações e etc...), mas também realiza uma função de extrema importância que é a prevenção. O acompanhamento dessa criança é realizado nos mínimos detalhes para que ela não venha a apresentar nenhum problema. Utilizamos de vários métodos como prevenção, por exemplo: aplicação de selante, aplicação de flúor ou verniz fluoretado para evitar cáries e etc. Na Future Teeth, o(a) dentista também possui a função didática e lúdica para saber ensinar e repassar de forma simples e agradável como é a  realização do método correto de escovação, tanto para a criança como para os pais. Existe também uma ligação muito próxima da odontopediatria com a Ortopedia, pois é nessa fases que a criança começa a frequentar o(a) odontopediatra, e muitas vezes são diagnosticados desequilíbrios ósseos causados por chupeta, dedo, falta de amamentação; que se tratados rapidamente podem não interferir diretamente na saúde e no desenvolvimento da criança. Diagnosticado qualquer problema do tipo, o(a) dentista encaminha essa criança para o especialista da área. 

ORTODONTIA

A ortodontia é  a área da odontologia que visa diagnosticar e tratar o mau posicionamento dos dentes e dos ossos da face. Ter um sorriso bonito não é somente sinônimo de dentes retos e alinhados, é muito mais que isso. A ortodontia fixa não só é responsável por trazer a estética que alguns pacientes almejam, mas também a funcionalidade para a cavidade bucal.  O uso dos diferentes tipos de brackets, fios e acessórios combinados, buscam auxiliar em um tratamento que movimenta não somente dentes, mas também bases ósseas; utilizando de forças mecânicas adequadas para que uma remodelação biológica ocorra, consequentemente trazendo o equilíbrio para a cavidade bucal. Hoje em dia temos diversos tipos de aparelhos ortodônticos, e o mais moderno e que mais se destaca é o aparelho autoligável. Um aparelho desenvolvido para que o tratamento ocorra sem atrito e com o uso de fios que são ativados pela temperatura da boca. Essas modificações fizeram com que o tempo de tratamento caísse pela metade, e o conforto fosse muito maior do que um aparelho convencional.  Portanto se a posição dos seus dentes te incomoda  venha visitar nossas ortodontistas, pois os benefícios que um tratamento ortodôntico promove é muito maior que somente estético mas te proporcionará maior qualidade de vida.

ORTOPEDIA FUNCIONAL DOS MAXILARES

Na ortopedia visamos melhorar a saúde geral equilibrando as bases ósseas que podem estar prejudicando não somente a mordida mas no crescimento e desenvolvimento como um todo da criança.  A maioria das más oclusões (“mordidas erradas”)  são consequências de desequilíbrios no crescimento dos ossos da face, maxila e mandíbula. Se os pais percebem esses desequilíbrios, devem procurar o ortodontista mais ou menos a partir dos 5 anos, quando a maioria das crianças já têm maturidade para colaborar com o tratamento, pois trabalhamos na maioria das vezes com aparelhos removíveis que dependem também do paciente. O tratamento ortopédico geralmente visa estabelecer um adequado crescimento facial, guiando as bases ósseas para a posição correta. Quando a criança inicia a troca dos dentes de leite pelos permanentes, a principal preocupação é avaliar se todos os dentes que vão nascer têm o espaço adequado. Toda criança precisa de uma consulta de avaliação, por meio dela, o(a) profissional vai orientar se há necessidade do uso de aparelho ou não. Nessa avaliação podemos identificar problemas que influenciam diretamente na respiração, mastigação e até mesmo dicção da criança. Por exemplo: a mordida aberta devido ao uso de chupeta ou dedo é uma alteração comum nos dias de hoje que se diagnosticada e tratada no tempo correto pode evitar problemas futuros. A ortopedia também pode ser aplicada em adolescentes e em alguns casos em adultos com ortopedia fixa. O tratamento depende do grau de desequilíbrio que o paciente apresenta.